Parque Marquês de Fronteira, Lisboa. Dissertação de Mestrado. Orientadores: Flavio Barbini e Ricardo Carvalho
—
02 de Janeiro de 2013
Maria Bello
Para uma transformação coerente, lógica e programática da Penitenciária de Lisboa é necessário compreender a presença do edifício na cidade ao longo do tempo. O objectivo do projecto é a criação de um Continuum Naturale. A ideia principal é não olhar para o edifício como uma estrutura simétrica e não flexível, mas sim compreender as suas qualidades e possibilidades. O propósito é manter a estrutura do edifício. O que antes era uma cela, um espaço comprimido e estreito, tornou-se espaço para novas tipologias. O que antes era um lugar introspectivo – uma prisão – vai agora abrir-se para a cidade e para os seus habitantes, gerando uma relação entre Arquitectura e Natureza, o homem e o espaço, entre o corpo e os seus sentidos.
Urban Park Marquês de Fronteira, Lisbon. Master Thesis. Tutor: Flavio Barbini and Ricardo Carvalho
—
January 02,2013
Maria Bello
To realize a coherent, logical and sensual spatial and programmatic transformation of the Penitentiary of Lisboa, one has to understand what once was, what it is, and what it could be.
The objective of the project is the creation of a Continuum Naturale. The main idea is not to look at the building as a massive, symmetrical and non flexible structure, but rather to understand its qualities and possibilities.
The aim is to maintain the structure of the building. Different spaces will emerge. What was once a cell, a compressed and narrow space, became new typologies.
What was before an introspective place – a prison – will now open up to the city and its inhabitants, generating a relation between architecture and nature, man and space, between the body and its senses.
|