Um Projecto para Peniche. Trabalho final de Licenciatura, Projecto VI. Orientadores: Ricardo Carvalho e José Adrião
—
Junho de 2013
Pedro Frade
A península de Peniche foi inicialmente formada por um tômbolo, que consiste num acidente geográfico no qual uma ilha é unida ao continente por uma estreita barra resultante do acumulo de sedimentos. Ao longo da costa Sul de Peniche existem várias reentrâncias criadas pelo forte contacto do mar com a península, cujo projecto pretende tomar como início de estratégia.
Estas falhas geológicas são locais que possuem uma forte relação entre mar e a terra e estão protegidos do vento agreste proveniente de Norte. O projecto ocupa duas das reentrâncias criadas pelo oceano, e uma antiga pedreira, também uma área erudida mas artificialmente, pelo Homem, a partir da qual foram retiradas as pedras para a construção do porto, fortaleza e pontão de Peniche.
A estratégia consiste na progressiva atenuação do confronto agreste que é gerado pelo contacto do oceano com a rocha e o vento.No limite da península o projecto materializa-se a nascente através de uma piscina oceânica, programa que pretende adaptar e potenciar o contacto com o oceano, enquanto que a poente o mesmo acontece, mas através de uma ancoragem ao pontão pré-existente.
O programa de Centro Cívico, Hostel e os balneários de apoio à piscina situam-se junto a esta, encastrando-se na topografia. Esta relação vai sendo posteriormente atenuada através de outro elemento construído, a árvore, que na pedreira constitui um parque para a cidade de Peniche.
A unir as partes deste sistema formaliza-se um percurso que não só permite o acesso do visitante a todo o projecto como também constitui o limite que separa a zona construída arbórea, da zona construída edificada.Desta forma é proporcionado a população um contacto mais directo com os elementos naturais, assim como um mais ténue, moderado por outro elemento construído, a árvore.
A piscina de água salgada insere-se na paisagem de modo a adaptar-se ao território. Situa-se numa enseada rochosa onde previamente já existia acumulação natural de água, e possui uma relação frontal com o programa de Centro Cívico e Hostel. O acesso é formalizado através de uma escada que surge como uma continuação do caminho periférico da pedreira, e que penetra entre as rochas, levando o visitante a uma cota intermédia onde se situa o Centro Cívico e Hostel, e à cota mais baixa onde se encontra a piscina.
A Project for Peniche. Undergraduate Thesis, Projecto VI. Tutors: Ricardo Carvalho and José Adrião
—
June 2013
Pedro Frade
The peninsula of Peniche was formed by a process named of tombolo, that consists in a geographic accident in which an island is united to a continent by an isthmus. Alongside the South Coast there are several small coves created by the contact between the sea and the peninsula, which the projects intends to take as beggining of strategy.
The project occupies two of the coves and an old quarry. The program consists in a Civic Center and a Hostel. The building and the pool’s bathhouses follow the topography. The strategy consists in the appropriation of the two coves, and it’s progressive attenuation into the quarry, transforming it into a park for the city of Peniche. The project materializes by anchoring itself to an old jetty on the western cove, and building a tidal pool on the eastern one.
|