Cecília Delgado no Da/ UAL a 29 de Junho 2022

Ricardo Carvalho no Da/ UAL a 20 de Junho 2022

João Santa Rita no Da/ UAL a 06 de Junho 2022

Rui Mendes no Da/ UAL a 30 de Maio 2022

Egas José Vieira no Da/ UAL a 23 de Maio 2022

Pedro Reis no Da/ UAL a 16 de Maio 2022

Silvia Benedito no Da/ UAL a 25 de Maio 2022

José Adrião no Da/ UAL a 09 de Maio 2022

Arturo Franco no Da/ UAL PhD a 25 de Maio 2022

Tom Avermaete no Da/ UAL a 17 de Maio 2022

Francisco Aires Mateus no Da/ UAL a 02 de Maio 2022

João Favila no Da/ UAL a 02 de Maio 2022

Manuel Aires Mateus fala sobre Peter Zumthor no Da/ UAL PhD a 11 de Maio de 2022

Carrilho da Graça fala sobre Álvaro Siza no Da/ UAL PhD a 4 de Maio 2022

João Ferrão no Da/ UAL a 20 de Abril 2022

Ricardo Bak Gordon fala sobre Paulo Mendes da Rocha no Da/ UAL PhD a 27 Abril 2022

Eduardo Souto de Moura no Da/ UAL PhD a 06 de Abril 2022

Eduardo Souto de Moura no Da/ UAL PhD a 06 de Abril 2022

Eduardo Souto de Moura é arquitecto e professor. Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prémios, nomeadamente o Prémio Pritzker de Arquitectura, o Prémio Carreira na X Bienal Ibero-americana de Arquitetura e Urbanismo (BIAU) “pelo importante contributo do seu ensino em universidade de diversos países” e o Leão de Ouro na Bienal de Veneza de 2018. Foi professor na Faculdade de Arquitectura do Porto, na ETH em Zurique na Academia de Arquitectura de Mendrisio, Suíça, entre outras. A aula de  Eduardo Souto de Moura no âmbito do Programa Doutoral será sobre a leveza e a gravidade na História da Arquitectura ocidental e a intersecção destes temas com a sua obra.

Anthony Vidler no Da/ UAL PhD a 23 de Março de 2022

Anthony Vidler é Arquitecto pela Universidade de Cambridge, Doutorado pela TU Delft e Professor na Escola de Arquitetura Irwin S. Chanin, na Cooper Union. Foi professor da Escola de Arquitetura da Universidade de Princeton e entre 2001 a 2013 foi Director da Escola de Arquitetura Irwin S. Chanin. Historiador e crítico de arquitetura moderna e contemporânea, fez a curadoria de várias exposições permanentes e temporárias, incluindo a exposição permanente sobre a obra de Claude-Nicolas Ledoux na Royal Salt Works of Arc-et-Senans em Franche-Comté, e Notes from the Archive: James Frazer Stirling, no Yale Center for British Art. As suas publicações incluem The Writing of the Walls: Architectural Theory in the Late Enlightenment (Princeton Architectural Press, 1987); Claude-Nicolas Ledoux: Architecture and Social Reform at the End of the Ancien Regime (MIT Press, 1990); The Architectural Uncanny: Essays in the Modern Unhomely (MIT Press, 1992); Warped Space: Architecture and Anxiety in Modern Culture (MIT Press, 2000); Histories of the Immediate Present: The Invention of Architectural Modernism (MIT Press, 2008); James Frazer Stirling: Notes from the Archive (Yale University Press, 2010) and Claude-Nicolas Ledoux (Birkhauser, 2021).

 

 

Anthony Vidler no Da/ UAL PhD a 23 de Março de 2022

A conferência de Anthony Vidler, no âmbito do Programa de Doutoramento, tem o título de ” Histories of Architecture Then and Now: Theory and Practice in the Anthropocene”. Esta conferência consiste numa discussão sobre as actuais necessidades da História da Arquitectura e do Urbanismo, bem como sobre as novas narrativas impostas pelas questões prementes que têm vindo a surgir a partir da alteração climática, da igualdade social, do investimento neocolonialista e da comunicação global. A conferência irá traçar a ortodoxa «história» da arquitetura, periodizada de acordo com os critérios académicos dos historiadores de arte ocidentais do final do século XVIII. Dotada de um desenvolvimento «progressivo» e até mesmo «evolutivo», proclamado por Hegel e Darwin, a história da arquitetura foi sendo aprisionada pela ideia de “estilo” como «linguagem» de uma sociedade particular. Os historiadores de arte, após a distinção de Heinrich Wöfflin entre «Renascimento» e «Barroco», foram adicionando outros estilos, como o «Maneirismo» ou o «Rococó», enquanto artistas e arquitectos de vanguarda continuaram a apelidar os seus «movimentos» desde «Futurismo», «Expressionismo» e «Purismo», até aos mais recentes «Modernismo», «Brutalismo» e «Pós-modernismo». No entanto, estas categorias deixaram de ser aplicáveis ou de ter utilidade para a teoria e prática da arquitetura contemporânea. Exploraremos e discutiremos “histórias” alternativas, começando com a tentativa de Manfredo Tafuri de escrever a história da arquitetura como a história da ideologia capitalista, concluindo com possíveis abordagens contemporâneas às condições ambientais, raciais, colonialistas e económicas do presente. Abordada desta forma, a “história” da arquitetura emerge como um participante ativo na ética e senvivel prática do projeto arquitetónico contemporâneo.

Victor Beiramar Diniz no Da/ UAL a 22 de Dezembro 2021

Victor Beiramar Diniz no Da/ UAL a 22 de Dezembro 2021

O Arquitecto Paisagista Victor Beiramar Diniz é convidado do Seminário “Habitar o Espaço Público”. Victor Beiramar Diniz formou-se no ISA em Lisboa e foi director do Parque de Serralves. Dos seus projectos em colaboração com arquitectos destacam-se o Campo das Cebolas, a Doca da Marinha e a intervenção na Avenida 24 de Julho, em Lisboa. Actualmente é arquitecto da SRU Lisboa.

Niall Hobhouse no Da/ UAL a 22 de Novembro 2021

Niall Hobhouse é colecionador de desenhos de arquitectos, curador e escreve sobre Arquitectura, Paisagem e Museus. Fundou a Drawing Matter Trust para investigar o desenho de Arquitectura, o ensino e as exposições. Niall Hobhouse foi director da London School of Economics (Chair to Advisory Board, Cities Programme). É administrador do Museu Sir John Soane e do CCA-Canadian Centre for Architecture, Monreal.

Niall Hobhouse no Da/ UAL a 22 de Novembro 2021

Philip Ursprung no Seminário do Programa Doutoral do Da/ Ual. CCB, 15 de Novembro 2021.

Manuel Aires Mateus no Seminário do Programa Doutoral do Da/ Ual. CCB, 15 de Novembro 2021.

Carrilho da Graça no Seminário do Programa Doutoral do Da/ Ual. CCB, 15 de Novembro 2021.

João Luís Carrilho da Graça é arquitecto e professor. Ao conjunto da sua obra foram atribuídos diversos prémios, nomeadamente: “Royal Institute of British Architects 2015 International Fellowship”, a medalha da “Académia d’Architecture”, França, em 2012, título de “Chevalier dês Arts et dês Lettres” pela República Francesa em 2010, o “Prémio Pessoa 2008” e o “Piranesi Prix de Rome 2010”.  Participou na 15ª Bienal de Arquitectura de Veneza em 2016.  Foi professor na Faculdade de Arquitectura de Lisboa e catedrático convidado na mesma escola desde 2014. Foi professor na Universidade Autónoma de Lisboa e na Universidade de Évora. Foi professor visitante da UNAV, Espanha, e na Cornell University, EUA, entre outras. João Luís Carrilho da Graça irá participar de uma mesa redonda sobre investigação em Arquitectura contemporânea.

Marta Sequeira no Seminário do Programa Doutoral do Da/ Ual. CCB, 15 de Novembro 2021.

Marta Sequeira é arquitecta, curadora e investigadora, doutorada em arquitectura pela UPC, Barcelona, 2008. É Professora no Da/ UAL e no ISCTE em Lisboa. Foi Directora do Departamento de Arquitectura da Universidade de Évora (2011-2012) e Adjunta do Director do Curso de Doutoramento em Arquitectura da Universidade de Évora (2011-2013). Foi professora convidada em universidades em Portugal, Espanha e México.  O seu livro “Towards a public space. Le Corbusier and the Greco-Latin tradition in the modern city” (Routledge, 2017) foi galardoado com o Prix de la Recherche Patiente da Fundação Le Corbusier. Marta Sequeira apresentará o Programa Doutoral do Da/ UAL.

Tim Benton no Seminário do Programa Doutoral do Da/ Ual. CCB, 15 de Novembro 2021.

Tim Benton é investigador e estudou na Universidade de Cambridge, Reino Unido. É Professor Emérito da Open University do Reino Unido. Foi professor na Columbia University, EUA, no Williams College, EUA  e na École Polytechnique Fédérale de Lausanne, Suíça. Tim Benton é um dos principais especialistas sobre a obra de Le Corbusier, sobre quem publicou vários livros. A sua conferência será sobre investigação em Arquitectura contemporânea.

Arturo Franco no Seminário do Programa Doutoral do Da/ Ual. CCB, 15 de Novembro 2021.

Arturo Franco é arquitecto, crítico, curador e editor baseado em Madrid. É Doutorado em Arquitectura pela ETSAM Madrid, onde também é professor de projecto. Foi professor visitante em várias universidades da America Latina. Foi director das revistas COAM e RITA_Fundamentos de Arquitectura e escreve regularmente sobre Arquitectura no diário espanhol ABC. Foi curador da XI Bienal Iberoamericana (Assunção, Paraguai, 2019). O seu trabalho como arquitecto recebeu vários prémios internacionais, com destaque para o Prémio FAD 2012. Em 2020 publicou o livro “Sin Prejuicios” (Fundación Arquia). A sua conferência será sobre investigação em Arquitectura contemporânea.

Da/ UAL Doutoramento em Arquitectura. Seminário inaugural a 15 de Novembro 2021. CCB Pequeno Auditório.

O Verbo no Presente. Homenagem a Paulo Mendes da Rocha no Da/ UAL a 25 de Outubro 2021.

Para a mesa estão convidados arquitetos portugueses e brasileiros que privaram com Paulo Mendes da Rocha. Entre reconhecimento e afeto, pretendem-se testemunhos deste convívio, lições de uma vida livre e pertinente. E dos testemunhos procura-se “O Verbo no Presente”, porque a vida continua, porque o Paulo Mendes da Rocha permanece. Participam Cristiane Muniz, Fernando Viégas, Inês Lobo, João Belo Rodeia, Nuno Sampaio, Ricardo Bak Gordon e Ricardo Carvalho

Atelier Paulo Mendes da Rocha no Da/ UAL

Foi atribuída a sigla PMR ao atelier do 5ºano do Da/ UAL em homenagem ao Arquitecto Paulo Mendes da Rocha (1928-2021).

João Nunes no Da/ UAL a 26 de Outubro 2021

O Arquitecto Paisagista João Nunes é convidado do Seminário “Habitar o Espaço Público”. João Nunes formou-se no ISA em Lisboa e fundou o atelier PROAP. Dos seus projectos destacam-se a Ribeira das Naus e a Remodelação do Jardim do Adamastor em Lisboa. João Nunes é Professor na Academia de Arquitectura de Mendrisio, Universidade da Suíça Italiana.

O Verbo no Presente. Homenagem a Paulo Mendes da Rocha no Da/ UAL a 25 de Outubro 2021.

No próximo 25 de Outubro, dia do aniversário de Paulo Mendes da Rocha, terá lugar no Da/ UAL, Departamento de Arquitetura da Universidade Autónoma de Lisboa, uma mesa de conversa sobre o grande arquiteto brasileiro. Para a mesa estão convidados arquitetos portugueses e brasileiros que privaram com Paulo Mendes da Rocha. Entre reconhecimento e afeto, pretendem-se testemunhos deste convívio, lições de uma vida livre e pertinente. E dos testemunhos procura-se “O Verbo no Presente”, porque a vida continua, porque o Paulo Mendes da Rocha permanece. Participam Cristiane Muniz, Fernando Viégas, Inês Lobo, João Belo Rodeia, Nuno Sampaio, Ricardo Bak Gordon e Ricardo Carvalho.

Estúdio Vertical #3 no Da/ UAL com Cristiane Muniz e Fernando Viégas de 22 a 29 de Outubro 2021

Cristiane Muniz formou-se em arquitectura na FAU da Universidade de S. Paulo (1993) . É professora de Projeto na Escola da Cidade, S.Paulo, e a sua actual directora. Fernando Viégas formou-se em arquitectura na FAU da Universidade de S. Paulo (1994). É professor de Projeto na Escola da Cidade, S.Paulo, onde co-coordena desde 2010, o curso de pós-graduação “Civilização América: Geografia, Cidade e Arquitetura“. Fundaram o atelier UNA Muniz Viegas Arquitetos em 2019. O seu trabalho foi mostrado em várias exposições internacionais como a Bienal de Veneza, a Bienal Iberoamericana, e a Trienal de Arquitectura de Lisboa.

Estúdio Vertical #3 no Da/ UAL com Cristiane Muniz e Fernando Viégas de 22 a 29 de Outubro 2021

O Estúdio Vertical#3 é um atelier académico de projeto que irá decorrer entre os dias 22 e 39 de Outubro de 2021. O seu objetivo é permitir que alunos de todos os anos possam trabalhar em conjunto num projecto com o professor convidado. Deste modo todos os grupos de trabalho terão obrigatoriamente alunos dos cinco anos.
Os Professores e Arquitetos Cristiane Muniz e Fernando Viégas terão na sua equipa os Professores e Arquitectos Bárbara Silva, Carolina Calmon, João Quintela, José Castro Caldas, Gonçalo Folgado e Raquel Vicente. O Estúdio Vertical terá ainda como críticos convidados os Professores e Arquitetos João Belo Rodeia, Inês Lobo e Ricardo Bak Gordon. As críticas finais irão ocorrer no dia 29.

João Ventura Trindade no Da/ UAL a 23 de Junho 2021

João Ventura Trindade no Da/ UAL a 23 de Junho 2021

João Ventura Trindade é arquitecto e fundador do atelier Ventura Trindade Arquitectos, Lisboa. É Professor Convidado do ISCTE e foi Professor Visitante da Escola Superior de Arquitectura e Tecnologia, Madrid, Espanha e em seminários internacionais entre os quais o WAVe na IUAV, Veneza, Itália. O seu trabalho foi distinguido com os prémios FAD 2009, BIAU e o Prémio IHRU 2013. O trabalho do atelier foi mostrado em exposições internacionais entre as quais “Tradition is Innovation” na galleria Ozone em Tóquio, Japão. Foi nomeado para o Prémio Mies van der Rohe 2011.

Pedro Oliveira no Da/ UAL a 09 de Junho 2021

O arquitecto e professor convidado da Universidade de Évora, Pedro Oliveira, formou-se na Faculdade de Arquitectura do Porto e fundou o atelier PLCO Arquitectos baseado em Lisboa.

Embaixada no Da/ UAL a 26 de Maio 2021

Embaixada no Da/ UAL a 26 de Maio 2021

O atelier Embaixada, baseado em Lisboa, é composto por Cristina de Mendonça, formada em 2001 na Universidade Lusíada de Lisboa, Paulo Albuquerque Goinhas, formado em 2000 na Universidade Lusíada de Lisboa, é também Mestre em Psicologia Comunitária pelo ISPAIU Lisboa em 2013 e por Nuno Bernardo Griff, formado em 2001, na Universidade Lusíada de Lisboa, e Professor Convidado no departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Lisboa.

Embaixada no Da/ UAL a 26 de Maio 2021

O atelier Embaixada, baseado em Lisboa, é composto por Cristina de Mendonça, formada em 2001 na Universidade Lusíada de Lisboa, Paulo Albuquerque Goinhas, formado em 2000 na Universidade Lusíada de Lisboa, é também Mestre em Psicologia Comunitária pelo ISPAIU Lisboa em 2013 e por Nuno Bernardo Griff, formado em 2001, na Universidade Lusíada de Lisboa, e Professor Convidado no departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Lusófona de Lisboa.

João Mendes Ribeiro no Da/ UAL a 12 de Maio 2021

João Mendes Ribeiro é Licenciado pela Faculdade de Arquitectura da Universidade do Porto em 1986. Doutorado em 2009 pela Universidade de Coimbra onde é Professor Auxiliar no Departamento de Arquitectura da Faculdade de Ciências e Tecnologia. Foi reconhecido com diversos prémios e distinções tais como Premis FAD d’Arquitectura i Interiorisme, 2004 e 2016 (Barcelona); Gold Medal for Best Stage Design, 11th International Exhibition of Scenography and Theatre Architecture – Prague Quadrennial 2007 (Praga); IV Prémio Enor, na categoria Portugal, 2009 (Vigo). Foi nomeado para o European Union Prize for Contemporary Architecture – Mies Van Der Rohe Award 2001, 2005, 2011, 2013 e 2015 (Barcelona) do qual foi seleccionado em 2001 e 2015. Em 2007 recebeu o prémio AICA atribuído pelo conjunto da sua obra.

João Mendes Ribeiro no Da/ UAL a 12 de Maio 2021

José Manuel Fernandes no Da/ UAL a 05 de Maio 2021

O arquitecto e professor catedrático jubilado da FA UL, José Manuel Fernandes, é o convidado para a conferência aberta do âmbito da UC de Seminário. A conferência será como tema a obra de Raul Lino.

José Manuel Fernandes no Da/ UAL a 05 de Maio 2021

Paulo Tormenta Pinto no Da/ UAL a 28 de Abril 2021

Paulo Tormenta Pinto no Da/ UAL a 28 de Abril 2021

Paulo Tormenta Pinto é arquitecto e doutorado em arquitectura pela UPC, Barcelona, 2004. É Professor Catedrático no ISCTE, Lisboa. O seu trabalho foi premiado, destacando-se o prémio do Instituto Nacional da Habitação em 2002 pelo conjunto de habitação social em Lisboa e o prémio IHRU 2012 pela Reabilitação do Espaço Público do Bairro do Lagarteiro no Porto. Em 2018 publicou o livro “Fundação e Arqueologia. Contexto e Discurso do Território Contemporâneo”.

Paulo Tormenta Pinto no Da/ UAL a 28 de Abril 2021